top of page
Apocalipse (3).jpg

Prepare-se

Nathalia Simione dos Santos e Silva

 

Nova Ordem Mundial, Cultura e Fé

 

Prepare-se para o que está por vir

Mateus 24:1 - 44

 

Devemos ter medo do que está por vir? Do que a Bíblia descreve para a grande tribulação? Calma! Este é um texto de preparação e esperança. A Bíblia narra os atuais eventos no mundo, os acontecimentos e as condutas que nos ajudam a identificar o “final do atual sistema de coisas” ou, como conhecemos, o “fim do mundo”. A Bíblia nos sinaliza esse período com os seguintes termos: “últimos dias”, “tempo do fim” ou “fim dos tempos”

 

A Bíblia é muito mais que um manual de instruções ou de condutas ao cristão. Livro milenar, traz em seu conteúdo histórias de personagens bíblicos, cujas experiências estão descritas para que consultemos e tomemos decisões baseadas nas vivências dessas pessoas. Além das experiências relatadas, a Palavra de Deus nos apresenta alertas, admoestações e profecias. Um personagem em particular fez uma descrição do que ocorreria nos últimos dias. Indagado pelos discípulos, descreveu o que conhecemos por tempo do fim. Este personagem em particular é Jesus Cristo e predisse tudo o que ocorreria no período do fim do atual sistema de coisas.

 

Eu sei que é assustador o que será descrito. Mas peço: Não tenha medo das profecias bíblicas, pois o cristão que estuda a Palavra e compreende o seu conteúdo nada precisa temer, porque estamos sendo capacitados com a leitura e o estudo diligente da Bíblia. Não é simplesmente aceitar a Cristo como salvador, pois como bem mostra Tiago capítulo 2, versículo 26, “a fé sem obras está morta”. Pelos frutos se vê a árvore. Ler a Palavra, estudar a Bíblia e aplicar os seus conselhos e princípios no cotidiano. Não como faziam os fariseus. Não seja hipócrita!

 

Vamos ler, estudar e aplicar as exortações bíblicas. Estudar e aprender sobre nosso Criador, sobre Seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador, pedir para sermos capacitados e que consigamos defender a nossa fé e tudo o mais que nos é tão caro. Pedir a sabedoria de cima. (Tiago 3:17). Quando você compreende o conteúdo bíblico, as razões pelas quais Jeová deixou um manual de instruções e o porquê Ele adverte tanto seus amados e preciosos filhinhos sobre os perigos do mundo e do sistema iníquo de Satanás, tudo isso por amor à sua criação, que somos nós, você passa a enxergar o mundo com outros olhos. Você sai da escuridão, da cegueira mundana e passa a apreciar, contemplar e meditar no propósito de Deus. Lembre-se: quem tem propósito, não troca por proposta. Jeová jamais o deixaria à deriva nesse sistema ímpio. Por isso Ele pensou em tudo, inclusive em prepará-lo para o fim do sistema de coisas.

 

A Bíblia relata uma série de eventos que ocorreriam ao mesmo tempo e que seriam “o sinal” para identificarmos os últimos dias.

 

GUERRAS EM TODA A TERRA – Jesus predisse: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino”. (Mateus 24:7) Apocalipse 6:4 se refere a um cavaleiro simbólico que representa as guerras, guerras estas que iriam “tirar a paz na Terra”.

 

FOME – Jesus predisse: “Haverá falta de alimentos”. (Mateus 24:7). Novamente Apocalipse apresenta mais um cavaleiro simbólico representante da fome que se espalharia pelo globo. (Apocalipse 6:5,6).

 

GRANDES TERREMOTOS – Jesus disse aos discípulos que se sucederiam “terremotos em um lugar após outro”. O que estamos presenciando com as últimas notícias de terremotos que vitimizaram milhares de pessoas?

 

DOENÇAS - Jesus disse que irromperiam pestilências, ou epidemias de enfermidades pavorosas. (Lucas 21:11).

 

CRIMES – Como bem sabemos, violência e criminalidade existem há muito tempo na sociedade. Jesus vaticinou que nos últimos dias “haveria um aumento do que é contra lei”. (Mateus 24:12).

 

DESTRUIÇÃO DA TERRA – Apocalipse 11:18 predisse que os homens iriam “arruinar a Terra”. Fariam isso de várias formas, não apenas por meio da violência e de ações erradas, mas também por causar danos ao meio ambiente. Jeová promete arruinar aqueles que destroem sua estimada criação. Como bem testemunhamos, vemos todos os dias relatos de destruição de habitats, florestas destruídas por fogo, animais em listas de extinção, mares e oceanos poluídos, caça predatória, notícias sobre maus tratos, animais mortos violentamente sem dó nem piedade por uma indústria inclemente, fora os que são usados atrozmente em laboratórios. Jeová promete arruinar os que arruínam a Sua criação. (Romanos 8:22)

 

COMPORTAMENTOS CADA VEZ PIORES – Preste bem atenção a esse trecho bíblico. Em 2 Timoteo 3:1 – 4, a Bíblia descreve com precisão cirúrgica como se comportariam as pessoas nos últimos dias. O texto já inicia dizendo que nos “últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar”. “Pois os homens seriam amantes de si mesmos, do dinheiro, presunçosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, desnaturados, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor ao que é bom, traidores, teimosos, cheios de orgulho, amarão os prazeres em vez de Deus”. O que temos visto? A disseminação de uma série de comportamentos e condutas depravadas, blasfemas, desonrosas, vulgares, indecentes e a romantização e defesa de atitudes libertinas. A licenciosidade é pública e propalada. É lindo postar uma vida desregrada moralmente. A indisciplina é aplaudida.

 

ENFRAQUECIMENTO DA FAMÍLIA - 2 Timoteo 3:2,3 fala que muitos não teriam amor pela família, que os filhos seriam desobedientes aos pais. Como as famílias têm sido atacadas em seus núcleos, em sua essência. Mais uma vez a Bíblia sendo certeira em suas previsões.

 

CADA VEZ MENOS AMOR A DEUS – O que temos presenciado? Deus sendo vilipendiado, Seu sagrado nome sofrendo blasfêmias. Seus servos, nós cristãos, sofrendo zombarias e ultrajes por causa da fé que professamos. Jesus Cristo desrespeitado de todas as formas possíveis. Em Mateus 24:14 temos Jesus explicando que muitos deixariam de amar a Deus e 2 Timoteo 3:4 completa o texto bíblico ao dizer que os homens seriam “amantes dos prazeres em vez de Deus”. Quando a pessoa é estúpida, não busca a correta compreensão da Bíblia, ataca o que desconhece. O que temos visto é uma geração de homens hedonistas, que irreverenciam o que é sagrado, insultam a Deus e desprezam Seus conselhos. Espelham-se em subcelebridades, tiktokers e afins. Esquecem do filho de Deus como exemplo a ser seguido. Deus nunca deixou de amar Sua criação. É tão verdade que enviou Seu filho amado para nos salvar do pecado e da morte. Porém, como o evangelho de Mateus bem esclarece, o “amor da maioria se esfriaria”. O amor de Deus aquece e nos dá esperança. O mundo nos esfria e nos tira a crença, a fé e a confiança no Criador.

 

FALSIDADE RELIGIOSA – 2 Timoteo 3:5 a Bíblia já alertava que muitos iriam “servi-lo apenas por aparência”, mas que na realidade não viveriam conforme Seus preceitos. Viver sob os preceitos de Deus é dizer sim ao Pai Celestial e não ao mundo. Para Jeová não existe talvez, quem sabe, relativização de moralidade cristã. Portanto, você que está em pecado, mude sua atitude, enquanto há tempo.

 

COMPREENSÃO CADA VEZ MAIOR DAS PROFECIAS BÍBLICAS - O livro de Daniel predisse que no “tempo do fim” muitas pessoas conheceriam cada vez mais as verdades bíblicas e isso inclui o entendimento correto das profecias. Daniel 12:4 - “Quanto a você, Daniel, mantenha em segredo as palavras e sele o livro até o tempo do fim. Muitos farão uma busca, e o conhecimento verdadeiro se tornará abundante”.

 

UMA OBRA DE PREGAÇÃO MUNDIAL – Mateus 24:14 - “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda habitada”. O tema central da Bíblia é o Reino de Deus. O que eu disse no início do texto? Para não temer o que a Palavra de Deus nos revela, porque o conteúdo principal é o Reino perfeito do Criador, justo e pacífico. Aqui é para termos esperança, mesmo que alguns de nós passemos por muita tribulação e, talvez, neste meio tempo, alguns de nós percamos a vida, nossa esperança não é nesse sistema falido de coisas. Nossa esperança é em Jeová e na ressurreição.

 

INDIFERENÇA E ZOMBARIA CADA MAIS COMUNS – Jesus já advertia que, assim como nos dias de Noé, as pessoas não creram e zombaram, o mesmo ocorreria quando houvesse as provas do tempo do fim (Mateus 24: 37 – 39). 2 Pedro 3:3,4 nos mostra que muitos iriam zombar, rir das provas e dizer que nada significam.

 

CUMPRIMENTO DE TODAS AS PROFECIAS – Jesus disse que TODAS essas profecias se cumpririam ao mesmo tempo nos últimos dias. (Mateus 24:33)

 

NÃO TENHA MEDO!

Não precisa ter medo. Mantenha a sua fé. Estas coisas ocorrerão porque são o prenúncio da vinda de Cristo e do Reino justo de Jeová. Prepare-se. Você deve se perguntar como. Leia a Bíblia, absorva o máximo de conhecimento que puder. Estude e se capacite para defender a sua fé. Contudo, apenas preparação espiritual não é suficiente. Estudamos a Bíblia para sermos sábios e não tolos ou ingênuos. Não podemos ficar parados e aguardar o cumprimento das profecias. Você precisará de uma preparação especial.

 

Prepare sua mente, pois muitas pessoas perderão a fé e você tem que estar forte para ajudá-las.

 

Mantenha-se informado, pois conhecimento é poder e toda informação é valiosa no quesito sobrevivência. Prepare-se com itens básicos e kits de higiene e primeiros socorros. Faça uma lista de nomes e números de pessoas de confiança. Tenha vários planos de fuga. Treine-os. Prepare-se para ajudar quem necessitar.

 

Prepare-se para ver coisas horrendas, medonhas e dolorosas. Não olhe para o material. Você não vai gostar de olhar para trás e lamentar o que perdeu. Eu sei que é complicado quando há um sentimento de ligação. Lembre-se da mulher de Ló.

 

Se você identificar problemas emocionais, é melhor tratá-los imediatamente. Você não vai poder ter um ataque de pânico em uma situação calamitosa.

 

Harmonize sua vida com os princípios bíblicos. Busque o conhecimento de Jeová. Tenha fé Nele. Mantenha sua esperança no futuro em Jeová e com Jeová.

 

Se quer começar a resgatar a fé, caso tenha perdido, se quer fortalecer a fé que tem no Criador, caso tenha se afastado, volte-se agora à leitura bíblica e estude com dedicação.

 

Finalizo meu texto com a esperança de que você, assim como eu, baseemos nosso início nos estudos bíblicos com a fé nas promessas do nosso amado pai Celestial. Que o Espírito Santo nos guie e que Jeová nos abençoe. É o que peço em nome do Seu amado filho, Jesus Cristo.

 

Lembremo-nos que a fé seja nossa guia, que nossa conduta seja irrepreensível e que andemos no amor e pelo amor ao nosso Criador.

 

Fé, conduta e amor, meus irmãos.

 

Amém.

20/03/2023

WhatsApp Image 2021-08-17 at 08_edited.jpg
bottom of page