top of page

Voltar para base. É hora de estudar.

Qual a importância do estudo? Talvez em algum momento da sua vida de estudante, você deve ter se perguntado: para que eu preciso estudar? Isso é tão chato! E deve ter tido a seguinte resposta: para que tenha um diploma e um bom emprego. Mas será que é só isso mesmo?

Não se estuda apenas para conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho. Não é apenas para acrescentar itens no currículo.

Estudar vai além de melhores oportunidades de ocupação. Estudar estimula a mente, amplia sua capacidade de memória e ativa seu grau de concentração.

Todavia, meu projeto pessoal no quadro Filosofia no Bunker, não é apenas produzir conteúdo e fazer vídeos e lives. Minha finalidade é contribuir com você que está na audiência, que minera nas mídias sociais temáticas relevantes e que deseja consumir conteúdo de qualidade e confiável. Quero contribuir para a formação de um cidadão consciente de suas necessidades de informação e conhecimento, que visa ter opinião e habilidade cognitiva para ler a realidade e interpretar o mundo. Através do canal, queremos que desenvolva habilidades críticas e analíticas que o ajudem a avaliar argumentos, a identificar pressupostos subjacentes e a distinguir entre afirmações verdadeiras e falsas. Você não pode ser impedido do poder de decisão e escolha no acesso a informações, castrado de suas capacidades interpretativas e proibido de emitir pontos de vista.

 

Queremos que você se liberte das amarras da ignorância, que lhe foram postas pelo sistema, sistema esse que tem o objetivo de mantê-lo leigo, inculto, analfabeto, apedeuta, desinformado, estulto, estúpido, ingênuo, néscio, inepto, parvo, palerma, boçal, xucro, imbecil, idiota etc. Contudo, se você quiser continuar um mané, esperando picanha e cerveja de final de semana metafóricos, sugiro que você não acompanhe esse quadro nem esse canal. “E o que você ganha com isso?” Desenvolvimento pessoal, pensamento crítico e independente, opinião bem fundamentada, informação e confiança para falar. Você adquire novas habilidades de compreensão que lhe permitem ter muitos benefícios pessoais e de consciência.

 

“Sim, mas o título do quadro é Filosofia no Bunker. Onde entra a Filosofia nesse caso?”

 

Responderei. Nossa intenção é trazer a Filosofia como base para nossos estudos e contribuir para a sua formação e reflexão críticas. Com os temas que traremos e estudaremos juntos no quadro, estimularemos sua meditação sobre o conteúdo, para que tenha autonomia para questionar e analisar argumentos criticamente, o que lhe será valioso e de suma importância no futuro em sua vida, caso a democracia nos peça educadamente nossa retirada das trincheiras da guerra ideológica e cultural.

 

A sua ampliação de perspectivas, quando você for exposto a novos, diferentes e enriquecedores pontos de vista e a tradições intelectuais, estudar as inúmeras correntes filosóficas e como influenciaram a sociedade ao longo da história, ajudará você na compreensão do mundo e o estimulará a filtrar os diferentes pontos de vista e a absorver o que lhe é significativo.

 

Já pensou que poderá desenvolver o seu pensamento criativo? O estudo da Filosofia aguça o pensamento criativo e a imaginação. Ao longo dos estudos e pesquisas, você aprende a cogitar diferentes possibilidades e soluções para problemas.

 

Essa é a parte que mais gosto!

 

A Filosofia contribui no desenvolvimento do autoconhecimento. Com o progresso dos estudos e pesquisas, você entra em contato com reflexões sobre questões existenciais e éticas, o que poderá ajudá-lo a entender melhor sobre si mesmo e a sua relação com o mundo. Lembro-lhe das palavras de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.

 

Por que eu insisto tanto na aquisição de instrução e autoconhecimento? Porque erudição, informação, discernimento e clareza libertam o cidadão de várias maneiras. Quando se adquire um bom entendimento de si, incluindo valores, crenças, emoções e comportamentos, nós estamos mais equipados para tomar decisões que são autênticas e alinhadas com as nossas próprias necessidades e desejos. Isso possibilita um maior controle e autonomia em sua vida. Você retoma o seu arbítrio, o seu poder de decisão e se liberta das influências externas que podem corromper a sua capacidade de tomar decisões livres e bem embasadas. Você melhora sua percepção de mundo, muda conceitos equivocados e vieses, facilitando sua tomada de decisões mais justas e objetivas. Assim que a pessoa aprende e fica ciente de como atua a mídia e outras fontes de informação com conteúdo tendencioso, a pessoa desperta toma medidas para se informar de forma mais crítica e independente. Ela aprende a esquadrinhar o meio em busca de conteúdos e avaliações mais sérias e confiáveis.

 

Há também o fator da interdisciplinaridade. Você entenderá com mais precisão outras áreas de estudo, como a Ciência, a História e a Política. A Filosofia o ajudará na compreensão das implicações filosóficas dessas outras disciplinas.

 

Resumidamente, o estudo da Filosofia será importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, da amplidão de perspectiva, do pensamento criativo, do autoconhecimento e para o melhor entendimento de outras disciplinas.

 

Expansão de conhecimento, compreensão de mundo apurada, panorama mais amplo e profundo, desenvolvimento de uma apreciação mais acentuada da complexidade e diversidade da experiência humana e muito mais com estudos e pesquisas filosóficos.

 

Não tenha medo ou preguiça de estudar. Você não tem nada a perder. Pelo contrário. Só ganhos e liberdade de pensamento.

 

Sim, eu sei. Dá trabalho, dá sono, cansa os olhos, dá dor de cabeça, toma tempo.

 

Tudo bem. Se você não quer seguir no caminho dos estudos, continue sua vida limitada, medíocre e tendo seus padrões de pensamento e comportamento ajustados conforme a agenda quer. Não se supere, pois dá trabalho. Só admoesto: não se arrependa, não olhe para trás, seja homem e tenha brio, assumindo a sua decisão de continuar mané e esperar metáforas do governo. Ah! Lembrei. A picanha metafórica não é sabor abóbora.

 

A você que aceitou o convite meus parabéns! Eu assumo o compromisso de ajudá-lo nesse caminho e conto com sua presença no canal, incentivando-o a estudar e a não ter medo de compartilhar o que pesquisar.

 

Estudar é um investimento em si mesmo. É um caminho trabalhoso, porém gratificante e brilhante. Você vê a mudança progressiva quando se dedica aos estudos, tanto no seu comportamento, quanto na sua percepção de mundo.

 

Esqueça idade, situação financeira e origem social. Sempre há tempo para aprender e para se desenvolver. Você só evoluirá.

 

Então, não perca mais tempo, busque nos lugares certos e confiáveis, aproveite as oportunidades de aprender e estudar, capacite-se, leia, assista a vídeos instrutivos, absorva o conteúdo de canais que lhe agreguem valor.

 

Não se preocupe. Você aprenderá a minerar. Tudo é tempo e dedicação. Se você se devotar e tiver diligência nos seus estudos, você aprenderá a filtrar o conteúdo e terá poder de decisão e escolha. Lembre-se: o conhecimento é cumulativo, requer tempo e demanda dedicação, aplicação do conhecimento, abnegação, empenho, devoção, diligência, esforço, entrega e sacrifício. Não tenha esse pensamento imediatista. Eu sei que não é fácil buscar tempo, devido a rotina pesada de muitas pessoas, e creio pode incluir você. Todavia, se você tem prazer, amor, afeição, apreço, consideração, reverência, zelo por estudar e aprender, busque tempo, pois valerá a pena. O crescimento intelectual e espiritual é incomensurável. Aprimoramento pessoal é inestimável.

​

Estudar é uma escolha e só depende de você decidir se vai enveredar nesse caminho e investir tempo e dedicação.

​

Calma! Não precisa ter uma vida devotada ou mesmo monástica. Não há necessidade de tanto rigor. No entanto, não significa ser indolente. Busque, sempre que possível a excelência. Se for possível, tome como um sacerdócio.

​

Explore o seu potencial e se surpreenda com os seus resultados. Você só tem a ganhar.

 

Lembre-se: é a sua dedicação que pavimenta o caminho dos seus estudos. O seu sucesso depende da sua devoção.

 

Organize-se!

Aqui vão algumas sugestões:

1 - Estabeleça metas claras e alcançáveis. O programa deve ser prático e exequível;

2 - Estabeleça uma rotina. Note a importância do hábito, como a regularidade é importante;

3 - Consistência. Tente manter um programa de estudos consistente;

4 – Envolva-se em atividades educacionais, como exemplo cursos, palestras, grupos de discussão e conferências. Há um bom conteúdo na Internet.

5 – Desenvolva um sistema de recompensas. Cada meta vencida, dê-se um presente. Exemplos: um passeio, um cinema, algo que seja edificante.

6 – Autodisciplina. Ter disciplina é fundamental para o sucesso dos seus estudos, pesquisas e leituras.

​

Considerações finais

 

Finalizo o meu artigo com o seguinte incentivo: busque tempo e mude sua perspectiva de vida. Você não tem nada a perder e tudo o que adquirir nunca lhe será tomado. Eu os convoco a virem estudar conosco. Se aos meus irmãos de fé eu termino com a frase “fé, conduta e amor”, aos meus irmãos de batalha intelectual, na trincheira do conhecimento e na guerra da cognição, eu finalizo meu texto, e reitero o convite a vir estudar conosco, com a seguinte frase motivacional: Que a sua jornada no caminho do conhecimento e da sabedoria o conduza a uma estrada de possibilidades ilimitadas. Um passo de cada vez no caminho do aprendizado. Mantenha sua mente curiosa e não deixe a chama da paixão pelos estudos apagar. Isso manterá a sua mente aquecida. Continue e vá feliz no caminho do sucesso pessoal.

 

Bem-vindo e bons estudos!

bottom of page