top of page

Engenharia Social

manipulação-01.jpg

Nathalia Simione dos Santos e Silva

​

Tema central: Engenharia Social

  • O que é;

  • Efeito multiplicador;

  • Aplicações políticas e sociais;

  • Os agentes;

  • Um motivacional nas considerações finais.

        

Engenharia Social

 

O que é Engenharia Social?

Você já deve ter ouvido falar em Engenharia Social somente na área da Informática. Mas hoje vou lhe apresentar pelo viés da Psicologia e do Comportamentalismo.

Engenharia Social é a tática, o método de fazer com que a sociedade ou grupos mudem de acordo com diretrizes, pautas e induzir as pessoas a crerem que desejam essas mudanças. Na Psicologia, a Engenharia Social pode ser estudada como uma forma de influência social e muitas vezes envolve o uso de técnicas de persuasão para obter o comportamento desejado.

Remonta a Revolução Francesa.

Basicamente um grupo, uma elite revolucionária que detém o poder, pode remodelar, reformular a imagem e semelhança daquilo que ela julga ser o correto ou o melhor para a sociedade e, induzir, através de promoções e alguns agentes, que não precisam necessariamente ser estereotipados, remoldar toda a vida social, desde as suas bases psicológicas, desde os sentimentos íntimos e reações espontâneas das pessoas. Outra tática comum é a pressão social, que envolve a manipulação da opinião de um grupo para influenciar o comportamento de um indivíduo.

O agente de transformação ou de mudança pode ser um indivíduo ou um grupo. Como exemplo temos organizações (ONG), empresas etc.

O agente de transformação geralmente não visa mudar convicções, ideias. Dificilmente haverá um agente de transformação fazendo algum tipo de doutrinação. No caso da política, há a difusão da ideologia.

 

CALMA! IREI EXPLICAR.

Parece confuso. Eu sei. É porque há discordância entre alguns que afirmam que há doutrinação e outros que dizem que há engenharia social. Isso em âmbitos educacionais principalmente.

A ideia da Engenharia Social é saltar sobre a consciência das pessoas e mudar a sua conduta em primeiro lugar, as suas reações. As mudanças de sentimentos e convicções vêm depois. Um exemplo: quem nunca parou para pensar antes de falar sobre determinada palavra em um determinado assunto se essa palavra era adequada para ser dita com receio de críticas e perseguições, até mesmo de retaliações? Nesse caso você sofre um condicionamento.

A doutrinação refere-se à imposição de uma crença ou ideologia específica a um indivíduo ou grupo, muitas vezes através de meios coercitivos ou manipulativos, com o objetivo de mudar a sua visão de mundo. Por outro lado, a engenharia social envolve a manipulação da psicologia humana por meio de técnicas de persuasão para influenciar comportamentos ou opiniões de indivíduos ou grupos.

Em resumo, a principal diferença é que a doutrinação é mais focada em impor uma ideologia específica, enquanto a engenharia social é mais focada em manipular comportamentos e opiniões usando técnicas psicológicas.

​

Efeito multiplicador

Há o uso de grupos como instrumentos de pressão. O efeito multiplicador vem com a pressão para a mudança para ser disseminada. Mesmo que a pessoa não esteja intimamente conectada, ela repassa a outra por causa da pressão sofrida. As técnicas de manipulação persuadem sutilmente a pessoa para que execute ou se comporte conforme se planeja. As pessoas quebram normas e padrões, pois já estão sob influência. Quantos na audiência já não passaram pela seguinte experiência: ver alguém ou um grupo, desconexo da realidade, agindo irracionalmente, desviando-se da lógica e totalmente fora da realidade? O seu olhar para essa situação é de completa incredulidade. Estar fora da realidade já é um passo para tal situação. Comportamento moldado agora é só direcionar a massa de manobra para o que se quer. Uma vez já manipulados os vieses cognitivos, que são as tendências psicológicas capazes de fazer uma pessoa se desviar da lógica e adotar uma decisão ou postura irracional, fica fácil fazê-la reproduzir o que se quer.

​

Aplicações na Política e Sociedade

Nesse campo você vê enganação, manipulação e demagogia. O combo perfeito! Isso não é novidade, pois é uma situação revisitada: Manipulação política. Ascensão da demagogia, que é um recurso utilizado até hoje no universo político. Eu me lembro, em um passado recente, um certo corte nobre de carne e uma bebida muito apreciada por uma parcela considerável da população, que depois virou metáfora. Virou mais rápido que final de semana. Um pequeno exemplo de engodo.

Você não pode dizer nada por que ofende!

  • Cale-se democraticamente!

  • Toda a opinião está sujeita a enviesamento. Não há verdade absoluta.

  • Toda visão política está exposta a distorção. Tudo é relativo e pode virar metáfora.

  • ​

  • Toda informação está pronta para ser deturpada de algum modo. Desinformação é a chave do sucesso. Meias verdades, velhas mentiras e repaginação de estratégias.

  • ​

  • Um lembrete: por que será que boa parte dos recursos públicos vai para meios propagandísticos? O que se quer mascarar? Não pode ser apenas narcisismo do político. Há método!

  •  

  • Conhecer tais mecanismos manipulatórios nos torna menos vulneráveis e capazes de identificação dos gatilhos utilizados para adoção de decisões irracionais ou desvios de comportamento tradicional.

 

  • Mais um exemplo de Engenharia Social em aplicação no momento: vocabulário politicamente correto. Querem modificar a linguagem em nome de uma pauta escolhida por um grupo minoritário. Isso não é discutido. É imposto. Você não pode falar certas palavras porque são ofensivas e/ou excludentes. Mudança de nomenclatura: esquerda não. Progressismo.

 

Como o processo inicia

A semente maligna vem de fora. Uma vez plantada, enraíza e destrói de dentro para fora. Você vê a destruição das bases familiares, morais, religiosas, éticas e intelectuais da sociedade. Quem promove é o idiota útil ou a massa de manobra. Lembre-se: pode ser um indivíduo ou um grupo.

​

No entretenimento, famoso campo do pão e circo, porque há a necessidade de distrair a massa para que a mágica aconteça, os artistas são os agentes recrutados e os seus comportamentos viram padrão, sendo adotados e reproduzidos pela massa. Fora novelas que ditam moda e insensibilizam para temas morais, exemplo fidelidade matrimonial, filmes que reproduzem certos comportamentos para parecerem normais, músicas que incitam condutas, entre outros artifícios. Na Política, um líder surge, sendo seguido cegamente e tudo o que diz é visto como ordem e é obedecido. Replica-se o discurso sem avaliar o conteúdo e as implicações.

​

Tudo é planejado e calculado para degeneração em larga escala com o intuito de remodelação de comportamento. Enredos, temas, roteiros, canções, pessoas influentes (aquela turminha linda digital influencer do mundo cor de rosa maravilindo de Nárnia) são engenhosamente feitos e usados para modificar, influenciar a vida, as tendências e os gostos.

​

As pessoas se afastam do transcendental e passam para o material.

​

Quem detém o discurso ideológico desconstrói a realidade e usa o discurso retórico sedutor para adulterar a realidade, o comportamento e introduzir as bases da ideologia para a massa de manobra replicar. Por acaso o novo normal soa familiar para você, caro leitor?

​

Há esperança?

Não querendo ser o arauto do caos, o mensageiro da destruição e a regente das trombetas do Armagedom, começo minhas considerações finais com a célebre frase: o sistema é bruto. E mesmo a Esperança morrendo, já que é a última a morrer nesse mundo de Pandora e que jaz no iníquo, dê um jeito de ressuscitá-la, pois você vai precisar.

​

Se você sabe que há arquitetos do mundo que querem implementação de uma agenda global progressista, que querem a destruição da tradição, a desumanização do homem, revolução, involução, caos, materialismo, modismos e todo tipo de corrupção e depravação, você deve se perguntar: o que fazer para se proteger de tudo isso?

​

Nós estamos no meio de uma crise da inteligência de dimensões antropológicas. O saudoso professor Olavo de Carvalho já alertava sobre isso. O homem está perdendo a capacidade de pensar sobre fenômenos objetivos. As únicas referências aceitas são um recorte científico e para atestação, depende da autoridade do meio científico, ou seja, os famosos especialistas e a grande mídia passar na TV. Se a Ciência permitida não atestar, é mentira ou negacionismo. Se a grande mídia não divulgar, é Fake News. Nessas horas é o amor quem vence se não houver arcabouço teórico suficiente para o contraditório.

​

A minha sugestão é você se voltar para o seu interior. Busque uma vida virtuosa, através dos estudos, pesquisas e leituras. Sim, eu sei, dá trabalho, pois demanda tempo, dedicação e requer disciplina e abnegação. Faça o seguinte exercício: Observe por um momento o mundo. Se o que você observar causar um descontentamento, uma frustração, busque preparar o seu lado intelectual e espiritual.

​

CALMA!

​

Não é sugestão de coach, namastê ou pregação. Meu intuito não é vender curso ou conversão.

​

Entenda que quem tem uma vida de propósito não se deixa iludir por proposta. Quero incentivá-lo a estudar, a compreender o que passa ao seu redor. Quanto mais conhecimento você deter, mais protegido intelectualmente você estará. Estudar e mapear toda a historicidade, verificando as linhas de ação que produziram tais fatos. É ousado. Sim, eu sei. Entretanto, é possível. Mas vais depender do seu nível de comprometimento. O quão disposto está para se preservar e proteger. Construa uma base sólida contra argumentativa e propositiva. Se vamos ocupar espaços ou mesmo recuperá-los, temos quer ter estratégias. Isso inclui compreensão da atualidade, estudo e hábito de leitura e pesquisa. Se queremos ocupar espaços em um meio hostil necessitamos de conhecimento de causa.

​

Agir contra as próprias convicções é um atentado pessoal, moral. Você será criticado por não aderir ao movimento ou a modinha do momento. Vão lhe causar um desconforto moral profundo.

​

Seja forte e não ceda! Sei que não é fácil. Se você ceder, você terá que criar uma justificativa muito eloquente para explicar por que você reproduziu tal comportamento. E acredite: mesmo com uma resposta muito bem elaborada, em uma retórica rebuscada, sua justificativa não irá camuflar o fato de você ter cedido e não o blindará das cobranças de explicações. O print é eterno. O tempo passa, mas a memória não perdoa.

​

Mas para isso você precisa estar munido de um forte arcabouço teórico para contraargumentar e não se deixar induzir.

​

Lembre-se: você está no meio de uma crise nos valores e na conduta humana. Hoje se apregoa o culto à celebridade em detrimento do caráter.

​

Finalizo com as seguintes frases, que espero que tomem como incentivo e bússola no oceano vasto do conhecimento:

​

Duas frases de Sócrates - “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”; “Só sei que nada sei”.

​

Uma frase de Francis Bacon – “O conhecimento é poder”.

Sua armadura é seu conhecimento.

03/03/2023

WhatsApp Image 2021-08-17 at 08_edited.jpg
bottom of page