top of page
7-paginas-cristas-para-voce-curtir-no-facebook_1112565.jpg

O que é ser cristão?

Nathalia Simione dos Santos e Silva

O que é ser cristão?

Hoje minha conversa é com você, que crê em Jesus Cristo como nosso salvador e espera o Reino justo de Jeová, nosso Amado Pai Celestial e Criador de todas as coisas. É com você que sofre perseguição por ser cristão.

 

Alguma vez você já se perguntou o que é ser cristão? Isso alguma vez já lhe ocorreu?

 

Jesus, enquanto esteve em seu ministério na Terra, fez o convite para que fôssemos seus seguidores. Aqueles que são verdadeiros cristãos creem que Jesus é o Ungido, Unigênito filho de Jeová, a Semente [Descendente] Prometida, que se sacrificou, quando esteve em forma humana como resgate por todos nós, foi ressuscitado, ascendeu aos céus, assentando-se ao lado direito de Jeová, recebeu autoridade para subjugar seus inimigos e defender a soberania do Pai Celestial. (Mateus 20:28, Lucas 24:46, João 3:16, Gálatas 3:16, Filipenses 2: 9 – 11, Hebreus 10: 12, 13)

 

Os cristãos veem a Bíblia como a Palavra inspirada por Deus, a verdade absoluta, proveitosa para ensinar e para disciplinar a humanidade. (João 17:17, 2 Timóteo 3:16, 2 Pedro 1:21)

 

Aos verdadeiros cristãos demanda-se mais que a simples declaração de fé. Há a necessidade de a crença ser demonstrada por obras. (Romanos 10:10, Tiago 2:17, 26) Os que decidem seguir o cristianismo, que se arrependem dos seus pecados e decidem não mais transgredir os preceitos bíblicos, mantêm-se longe do pecado e das tentações. Precisam ficar longe do mundo ímpio de Satanás, protegerem-se da fornicação, idolatria e de comer sangue. (Atos 15:20, 29) Despojam-se da velha personalidade com seus acessos de ira, conversa ignóbil, torpe, mentira, furto, bebedeira e “coisas semelhantes a estas”, e ajustam sua vida conforme os princípios descritos na Bíblia. (Gálatas 5: 19 – 21, 1 Coríntios 6: 9 – 11, Efésios 4: 17 – 24, Colossenses 3: 5 – 10)

 

O cristão adota como conduta de vida um proceder bondoso e busca mostrar consideração, ser brando e longânime (altruísta, generoso, paciente, resignado), exercendo, em amor, autodomínio. (Gálatas 5: 22, 23, Colossenses 3: 12 – 14) Um cristão verdadeiro cuida dos seus e não permite que faltem provisões, amam ao próximo como a si mesmos. (1 Timóteo 5:8, Gálatas 6: 10, Mateus 22: 36 – 40, Romanos 13: 8 – 10

 

A principal qualidade que identifica um cristão verdadeiro é o notável e o admirável amor entre si. Eu sei que não é fácil viver em comunidade, pois somos falhos e pecadores e, de vez em quando, haverá contendas, desavenças e mal-entendidos entre os cristãos. Jesus disse que seus seguidores seriam identificados como seus discípulos justamente por terem amor entre si. (João 13: 34, 35, João 15: 12, 13) Ser cristão implica viver em comunidade com outros irmãos de fé. É na convivência com outros cristãos que compartilhamos não só a fé, mas experiências e aprendizados. Sim, eu sei, meu irmão de fé, há alguns próximos que não queremos tão perto. Ninguém disse que seria fácil exercer o amor.

 

Os verdadeiros cristãos imitam a Jesus Cristo como o Grande Instrutor e Testemunha Fiel de Jeová. (João 18: 37, Apocalipse 1: 5, 3: 14)

 

Seguir a Jesus, ser seu imitador, revestir-nos da nova personalidade, proclamar as boas novas do Reino de Jeová (Mateus 28: 19,20) nos torna alvos de chacota, perseguição, sofrimento e desânimo. Não é fácil ser cristão verdadeiro nesse sistema iníquo de Satanás. A Bíblia já nos prevenia sobre isso em 1 Pedro capítulo 4, versículo 16: “Mas, se alguém sofre como cristão, não se envergonhe, mas continue glorificando a Deus ao levar esse nome”. Os cristãos também cumprem com suas responsabilidades como cidadãos, dando a “César” o que é devido como autoridades superiores deste mundo, honra, respeito e impostos. Todavia, mantêm-se separados do mundo, em neutralidade cristã, não se envolvendo em assuntos do mundo (Mateus 22:21, João 17:16, Romanos 13: 1 – 7). Devido a nossa conduta casta, reta, descente, cristã seríamos odiados pelo mundo. Em João capítulo 18, versículo 36, Jesus deixa claro que o “seu Reino não faz parte desse mundo”. Um cristão verdadeiro não se encaixa em um ambiente ímpio, nefando, sacrílego, impiedoso, cruel e desumano. Tem certeza de que quer fazer parte desse sistema de coisas prestes a perecer? Essa resposta você deve dar em seu íntimo. Note o que a Palavra diz a respeito disso. No evangelho de João capítulo 15, versículo 19 Jesus diz: “Se vocês fizessem parte do mundo, o mundo os amaria por pertencerem a ele. Agora, visto que vocês não fazem parte do mundo, mas eu os escolhi do mundo, por isso o mundo os odeia”. A Bíblia continua em 1 Pedro capítulo 4, versículos 3 e 4: “Pois no passado vocês gastaram tempo suficiente fazendo a vontade das nações, quando vocês viviam em conduta insolente, em paixões desenfreadas, em embriaguez, em festas descontroladas, em bebedeiras e em idolatrias ilícitas. (4) Eles ficam intrigados porque vocês não continuam a correr com eles no mesmo proceder decadente de devassidão, e por isso falam mal de vocês”. Tem mais! 1 João capítulo 2, versículos do 15 ao 17: “Não amem nem o mundo, nem as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele; (16) porque tudo o que há no mundo – o desejo da carne, o desejo dos olhos e a ostentação de posses - não se origina do Pai, mas se origina do mundo. (17) Além disso, o mundo está passando, e também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (Tiago 4: 4)

 

É compreensível que muitas pessoas que adotaram os nobres princípios morais e de integridade no primeiro século, tenham sido tão perseguidas, hostilizadas e mortas devido a fé que abraçaram. Muitas empreenderam um ministério zeloso de pregação e divulgação das boas novas do Reino justo de Jeová, imitando, assim, a Cristo e seus apóstolos. Paulo é um exemplo de missionário. No futuro falaremos sobre ele.

 

Da mesma maneira que os cristãos do primeiro século sofreram severa perseguição, achaques, ódio, os cristãos na contemporaneidade sofrem. Além de toda a perseguição, angústia, ódio, injúria, calúnia, difamação, afronta, ataque, ultraje, ainda sofremos com o joio dentro do campo de trigo cristão e com a apostasia. Sim, meus irmãos de fé, há infiltrados na casa de Deus. Os anticristos estão infelizmente no meio cristão. Acompanhe o que diz 2 Pedro capítulo 2, versículos de 1 a 3: “No entanto, houve também falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos instrutores entre vocês. Esses introduzirão sutilmente seitas destrutivas e negarão até mesmo o dono que os comprou, trazendo sobre si mesmos uma destruição rápida. (2) Além disso, muitos seguirão sua conduta insolente, e, por causa deles, as pessoas falarão mal do caminho da verdade. (3) Também, movidos por ganância, eles explorarão vocês com palavras enganosas. Mas a condenação deles, decretada há muito tempo, não tardará, e a destruição deles não está dormindo”.

 

Batalha espiritual

Você cristão já deve ouvido inúmeras vezes que estamos em uma guerra espiritual. Deveras estamos. Lutamos contra o mundo iníquo e injusto de Satanás. Em um momento oportuno, iremos estudar sobre o opositor de Jeová e principal oponente dos verdadeiros cristãos. Vamos aprender as artimanhas do Diabo usadas contra nós. Afinal, devemos conhecer nosso inimigo. Não! Satanás não é uma alegoria ou invencionice teologal. Também não é a desculpa perfeita para justificar deslizes. Lembre-se do seu livre arbítrio, meu irmãozinho. Tiago capítulo 1, versículo 15, adverti-nos: “Então o desejo, quando se torna fértil, dá à luz o pecado; e o pecado, quando consumado, produz a morte”. Hebreus capítulo 10, versículo 16, diz-nos, corroborando o que diz Tiago: “Pois, se praticarmos o pecado deliberadamente depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum sacrifício pelos pecados,”.

 

Não negocie seus princípios, não abra mão da sua vida espiritual por causa de um impulso. Será momentâneo e, depois, não valerá a pena, pois você perderá o favor de Deus. Imagine toda culpa depois. Recorda-se da argúcia? Pensar antes, durante e depois?

 

Uma mente capacitada pelos princípios puros da Palavra ajuda a ponderar e a fugir do pecado. Muitos servos de Jeová conseguiram se manter firmes e não pecaram. Recordo de José ao não ceder a esposa infiel e adúltera de Potifar. Por isso a importância de lermos a Bíblia, para, além de aprendermos sobre Jeová, Jesus e sobre as promessas do vindouro Reino justo, aprendermos os preceitos e os inúmeros exemplos dos servos leais do Pai Celestial.

 

Recorde-se que você carrega um nome e uma notabilidade e que, como cristão, deve zelar, para que quando os detratores do cristianismo o acusarem, não achem mancha em sua reputação. Como cristão, perante as nações, a sua reputação o precede.

 

O apóstolo Pedro nos ajuda a nos mantermos firmes em nossas convicções, quando nos incentiva a manter a nossa excelente conduta, nosso modo de vida, de modo que possamos dar um bom testemunho de nosso proceder correto e, assim, permitir que outras pessoas possam ver as obras e glorificar a Deus. 1 Pedro capítulo 2, versículo 12: “Mantenham uma boa conduta entre as pessoas das nações, para que, quando os acusarem de ser malfeitores, elas sejam testemunhas oculares das boas obras de vocês e, em resultado disso, glorifiquem a Deus no dia da Sua inspeção”.

 

Considerações finais

Bom, meu irmão de fé, ou você que se interessa por assuntos cristãos, meu caro simpatizante de assuntos teologais, se meu artigo não o impressionou, não foi suficientemente bom o bastante, se minhas palavras não lhe agradaram, então irei deixar um registro de sacrifício verdadeiramente chocante. Prepare-se, pois o que exporei são fatos chocantes e de muita crueldade. Lembra-se da acusação feita por Nero aos cristãos? Nero, para desviar as suspeitas sobre ele, pois havia boatos que ele mesmo fosse o incendiário, acusou aos cristãos de terem ateado fogo em Roma. Aos pobres cristãos perseguidos, já odiados por professarem a sua fé, pois aos romanos os cristãos eram criminosos só pelo fato de serem cristãos - sim, era assim que os romanos encaravam a questão -, conforme registrado por um historiador romano, Suetônio, nascido perto do fim do primeiro século depois de Cristo, escreveu sobre os eventos relacionados ao reinado de Nero: “Punições foram infligidas aos cristãos, uma classe de homens dada a uma superstição nova e nociva”. - The Lives of the Caesars (A Vida dos Césares; Nero, XVI, 2).

 

Os “culpados” foram achados e receberam punições e “penas exemplares”. Clemência, piedade, benevolência, humanidade não tiveram. Pelo contrário. “Foram castigados com as penas mais horrorosas”, conforme relato de Tácito, outro historiador romano. Primeiro, prenderam os que confessavam ser cristãos. Após a acusação mentirosa de incendiários, o “suplício foi acompanhado de insultos”. Foram cobertos com peles de animais para serem devorados por cães. Outros foram crucificados. Outros foram queimados a noite, para servirem como archotes e tochas ao público. A iluminação pública romana nesse período foi feita com cristãos, meus irmãos. Fora os que foram levados aos teatros romanos para servirem de espetáculo de pão e circo a uma plateia ensandecida por sangue de cristãos. Um espetáculo de show de horrores.

 

Se o martírio desses nossos irmãos não o sensibilizou a buscar a sua salvação em Cristo e buscar a sabedoria de Jeová, não sei mais o que posso dizer. Antes de ser acusada de romantizar o suplício desses irmãos perseguidos e mortos por causa de sua fé, recordo que foram infligidas a eles penas dolorosas e angustiantes. O objetivo não é assustar, e sim, inspirar a manter a fé. Mesmo em face da perseguição e do sofrimento, mantiveram a fé e seguiram com coragem e devoção.

 

Não negocie sua vida virtuosa no cristianismo. Nossa esperança é em Jeová e não nesse sistema decrépito e com os dias contados. Não abra mão de ter uma relação próxima a Jeová, seu Criador, através de Seu filho, Jesus Cristo.

 

Não tenha medo. A esperança é no transcendental.

 

Momento da oração

Meu amado irmão na fé, como sempre finalizo meu texto com a esperança de que você, assim como eu, continuemos baseando nossas vidas nos padrões elevados de Jeová, mantendo a fé nas promessas do nosso amado pai Celestial. Que o Espírito Santo nos guie pelo caminho reto em Jeová e que Jeová nos abençoe, ilumine-nos e não permita que caiamos nas artimanhas do inimigo de Deus. Lutemos e não cedamos a tentação do pecado e as futilidades do mundo, embora muitas vezes pareçam agradáveis e inofensivas. Nem tudo o que reluz é ouro e uma vez que cedamos, podemos ingressar em um caminho sem volta, de perda da nossa vida eterna. Lembremo-nos que a fé seja nossa guia, que nossa conduta seja irrepreensível e que andemos no amor e pelo amor ao nosso Criador.

 

É o que peço em nome do Seu amado filho, Jesus Cristo.

 

Fé, conduta e amor, meus irmãos.

 

Amém.

10/04/2023

WhatsApp Image 2021-08-17 at 08_edited.jpg
bottom of page